O lançamento das retenções é feito diretamente junto ao processo dos lançamentos em Títulos a pagar. O processo continua o mesmo apenas foi acrescentado as opções para informar as retenções quando for necessário.
1 – Acesse menu Financeiro e em seguida clique na opção Títulos a pagar
Observar os valores destacados pelo prestador de serviços na Nota Fiscal e lançar conforme segue:
2 - No campo Valor Bruto da NF informar o valor total bruto destacado na Nota Fiscal
Após informar o valor bruto da nota fiscal o sistema vai atribuir este valor para todas as bases de todos os impostos. Isso é uma sugestão e cada imposto pode eventualmente ter base diferente, observar isso na nota fiscal e alterar se for necessário.
3 – Lançar os valores de retenção de cada imposto em seus respectivos campos, caso não haja retenção para um ou mais impostos, deixar o respectivo valor em branco. Pode-se até deixar a base correspondente preenchida, pois se não tiver o valor da retenção informado para aquele imposto, o sistema vai ignorar o mesmo.
4 - Para retenção de IR, informar a classificação correspondente, conforme o caso.
1708 - Prestação de serviços caracterizadamente de natureza profissional
8405 - Comissões em geral conforme Art. 651
0561 - Remunerações do trabalho assalariado
0588 - Rendimentos do trabalho sem vínculo empregatício
Sendo que os dois primeiros itens são para pessoas jurídicas e o código 0561 se refere a retenção de IR de pessoa física com vínculo CLT. Importante destacar que o controle das retenções de IR para pessoa física com este vínculo deve ser feito pelo sistema de folha de pagamento e ter suas respectivas declarações feitas por este sistema. No Condominizar o controle destas retenções é feito apenas para fins de controle do valor retido a pagar.
- Observar os valores de Total líquido com o valor de Valor líquido à pagar, eles devem ser iguais caso não esteja conferindo verificar se os valores informados nas retenções
5 – Retenções de INSS
Em tratando-se de serviço que ocorrer retenção previdenciária, informe a classificação conforme tabela de Classificação do Serviços prestados mediante mão de obra/empreitada conforme tabela oficial do EFD-REINF.
Para mais informações e esclarecimentos de normas e classificação dos serviços busque orientação com seu contador. Abaixo segue algumas sugestões de sites com informações sobre este assunto:
http://sped.rfb.gov.br/projeto/show/1196
http://www.portaltributario.com.br/tributario/tabela-de-codigos-darf.htm
http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=37200
Veja também:
O que são retenções de impostos