Como Funciona as cobranças dos condomínios por garantidora de Crédito?
A cobrança de condomínio via garantidora de crédito envolve uma empresa especializada que assume a responsabilidade pelo pagamento das taxas de condomínio em caso de inadimplência dos condôminos. Os condôminos continuam a pagar suas taxas de condomínio normalmente. Em caso de inadimplência de algum condômino, a garantidora intervém. Ela cobre o pagamento da taxa de condomínio em atraso, garantindo assim a receita contínua para o condomínio.
Se seu condomínio utiliza esse serviço de cobrança, é importante efetuar as parametrizações nas configurações do condomínio para gerar a cota da forma correta no sistema.
- Para utilizar essa função acesse o menu Condomínio;
- Clique em configurações;
- Em cota condominial acesse Configuração;
- Em tipo de cobrança padrão selecione Cobrança garantida - Garantidora de crédito
Ao gerar a cota condominial não será gerado a cobrança financeira, apenas um documento demonstrativo da composição da cota, e no final do boleto aparecerá um texto informando que é uma cobrança garantida.
Taxa da Garantidora:
A garantidora cobra uma taxa pelo serviço prestado, que pode ser fixa ou um percentual do valor das taxas de condomínio. O custo varia conforme o contrato e o risco envolvido. Em algumas situações, pode haver custos adicionais associados ao processo de cobrança.
Para parametrizar a cobrança da taxa da garantidora é importante que seja incluído um fundo sobre o total das receita/cota.
- Acesse o menu Financeiro;
- Clique em Previsão Orçamentária;
- Em seguida clique em Incluir Fundo;
- Em Incluir fundo Reserva parametrize o lançamento;
Movimentação financeira para condomínio com garantidora de crédito ou cobrança garantida:
Para facilitar o fluxo financeiro, segue uma orientação de uma estrutura de contas.
1.1 - Criar uma conta financeira do “tipo” CONTA CAIXA para movimentar o financeiro da Garantidora.
Sugestão de colocar o nome desta conta como GARANTIDORA ou COBRANÇA GARANTIDA.
1.2 - Gerar as cotas mensais normalmente, gerar o relatório para enviar para a garantidora emitir os boletos.
1.2.1 Acesse cotas geradas clique no mê para abrir os detalhes, selecione e acesse o botão MAIS OPÇÕES em relatório de composição da cota.
Como movimentar as contas para conseguir conciliar o extrato da conta corrente:
Depois de gerar as cotas condominiais, é necessário receber todas elas na conta financeira da Garantidora, para gerar o crédito total das cotas para a cobrança garantida.
Ao passar dos dias a movimentação financeira da garantidora acontecerá naturalmente com as transferências que serão feitas dos valores garantidos por ela.
Quando estas transferências ocorrerem, será necessário fazer as transferências no sistema ou fazer a conciliação do extrato para que o sistema identifique e faça as transferências automaticamente.
Note que estas transferências reduzirão o saldo da conta financeira da Garantidora, e creditarão na conta corrente do condomínio.
Outras despesas cobradas pela garantidora, como tarifa de boleto, despesas com emissão e outros, deverão ser lançados como Títulos a pagar, e pagos através da conta da Garantidora. Esta operação também reduzirá o saldo da conta financeira da Garantidora.
Ao final do mês a conta financeira da Garantidora deve terminar com o saldo zerado. E a conciliação bancária da conta corrente do condomínio tem que fechar.
Isto significa que toda a movimentação financeira foi feita corretamente.